Por que não faltar às aulas?

 Um falta porque está frio demais, outra porque viajou ou a preguiça falou mais alto, e assim vai. Cada um tem um motivo, um às vezes mais OU menos sério do que o outro. Mas a questão é: quando um estudante deixa de ir à escola, muitos saem perdendo. "O maior prejudicado, sem dúvida, é o próprio aluno, já que ele precisa correr atrás do tempo perdido para seguir o ritmo dos demais, e por mais que faça, nem sempre todo o esforço é suficiente", afirma Vera Barreira, Orientadora Educacional.


Os colegas de turma também sofrem porque, de um jeito ou de outro, vão ouvir de novo pelo menos parte das explicações do professor ao invés de aprender coisas novas ou ter discussões mais aprofundadas. O prejudicado é o professor, que precisa refazer seu planejamento para suprir o desfalque de quem está ausente, disponibilizar material e estar atento para que diferenças de conhecimento entre a turma não se acentuem.
 
 
1.    Qdo um aluno falta, mas depois estuda em casa, ele recupera o q foi trabalhado em sala?
Estudar em casa deve ser visto como um complemento às aulas e não como um substituto.

2.    Quando é melhor falta, antes ou depois do período de provas?
Não há época boa para faltar: do começo ao fim do ano há conteúdos que precisam ser trabalhados e momentos ricos para o relacionamento entre os alunos. Se antes da prova existem as revisões e um acúmulo de informações maior, depois delas novos assuntos entram em aula e são mesclados com a solução das dúvidas que ainda persistirem.
 
 
Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares