Machado de Assis - Personagem da História
Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Nascido em 21 de junho de 1839 e neto de escravos alforriados, publicou seu primeiro poema, “Ela”, aos 16 anos, na revista Marmota Fluminense.
Trabalhou, então, como colaborador em vários jornais e revistas cariocas, onde publicava suas obras e era reconhecido por isso. Seus primeiros textos pertenciam ao movimento literário denominado Romantismo, com tema principal o amor e os relacionamentos amorosos. Nessa fase, seus principais livros foram Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).
Machado de Assis também passou por cargos públicos, como Ministro da Agricultura, do Comércio e de Obras Públicas. Nesse meio tempo, sua escrita mudou radicalmente: Machado agora aderia o movimento Realista, abordando agora as questões psicológicas dos personagens, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Suas principais obras nesta fase são Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).
O escritor fundou a Academia Brasileira de Letras, em 1897, e foi seu primeiro presidente. Faleceu em 29 de setembro de 1908, após inúmeros problemas de saúde. Suas obras são hoje traduzidas para o inglês, o francês, o espanhol e o alemão, e despertam o interesse mundial.
Voltar