HEITOR VILLA-LOBOS - Personagem da História
Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de março de 1887, Heitor Villa-Lobos foi famoso compositor e maestro brasileiro. Conhecido por quebrar barreiras com a música acadêmica e inovar ao compor obras com elementos de diferentes culturas do Brasil, Villa-Lobos marcou o início do modernismo na música brasileira.
Iniciou os estudos cedo, pois sua mãe queria vê-lo médico, mas sempre foi influenciado pelo gosto musical de seu pai, que era apenas amador na área. Aprendeu a tocar violoncelo e assim também se desenvolveu no violão, acostumado a tocar em grupos de choro. Fez amizade com grandes músicos e saiu em viagens pelo Brasil, conhecendo novos ritmos, instrumentos e culturas.
Após absorver o universo musical do cenário brasileiro, Villa-Lobos compôs peças como “Suíte Popular Brasileira”, “Amazonas” e “Uirapuru”. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna e apresentou “Danças Características Africanas” e “Impressões da Vida Mundana”. Para os críticos, sua música era moderna demais, mas a cada apresentação ganhava mais espaço e reconhecimento no meio musical. Fez também bastante sucesso em Paris e logo em outras cidades da Europa. Morreu no Rio, em 17 de novembro de 1959.
Voltar











