Ziraldo - Personagem do Dia
Ziraldo Alves Pinto é um dos grandes nomes da literatura e da arte no Brasil. Escritor, chargista, cartazista e jornalista, Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932 e começou sua carreira em grandes jornais e revistas da época, como Jornal do Brasil e O Cruzeiro.
Seu primeiro sucesso foi uma revista em quadrinho de autoria própria e única, chamada A Turma do Pererê, que foi a primeira do gênero totalmente produzida no Brasil e feita em cores. No entanto, a publicação foi cancelada devido ao período de ditadura que o país enfrentava. Durante os anos de regime político autoritário, Ziraldo demonstrou seu posicionamento político em suas obras individuais e criou o jornal O Pasquim, em oposição ao regime militar. Graças a essa atitude, foi preso pelos militares.
Seu principal sucesso, O Menino Maluquinho, surgiu em 1980 e lhe garantiu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria infantil. O livro fez tanto sucesso que já foi adaptado para desenho, TV, cinema, Internet, teatro, quadrinhos e videogames.
O escritor e chargista já teve seus trabalhos publicados internacionalmente, em veículos como a revista Plexus, da França; a Private Eye, da Inglaterra e a Mad, dos Estados Unidos. Isso se deve, em grande parte, ao seu primeiro livro infantil, o FLICTS, com o qual Ziraldo conquistou fãs por todo o mundo. Por este motivo, muitas de suas obras já foram traduzidas para inúmeros idiomas.
As obras de Ziraldo com certeza fizeram parte da vida de muitos brasileiros e também de várias pessoas ao redor do planeta. O legado que o escritor e chargista deixa para a literatura e para a cultura brasileira em geral é de extrema importância.
Voltar