JUSCELINO KUBITSCHEK - PERSONAGEM DA HISTÓRIA

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi o vigésimo presidente do Brasil, com mandato de 1956 a 1961.

JK tinha como objetivo do seu governo seguir o Plano de Metas, que prometia o desenvolvimento do país - “50 anos em 5” era sua frase marcante.

Com o vice João Goulart, JK focou os investimentos em bases de infraestrutura, principalmente na construção de indústrias e rodovias. Para isso, abriu a economia do país ao capital financeiro estrangeiro, o que possibilitou a entrada de muitas marcas internacionais no Brasil, especialmente as de montadoras de automóveis, que se instalaram na região Sudeste.

Também foi responsável pela idealização e construção de uma nova capital para o país, dessa vez no interior do território brasileiro. Brasília foi construída em moldes inovadores e impulsionou o desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Durante todo o seu mandato, o país viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. No entanto, apesar de desenvolver o Brasil em muitos aspectos e gerar novos empregos, a gestão do presidente JK deixou uma grande dívida externa e acentuou a desigualdade social existente no país. 

 

 

Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares