Importância da Geografia

 

A importância da Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico e este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.

 

 

Entretanto, ela não está somente nos conhecimentos sobre os nomes de países, suas capitais, dados populacionais etc., mas também em explicar a dinâmica das ações no espaço, que não desvinculam do tempo. Por exemplo: a dinâmica da transformação dos espaços na cidade, a lógica da produção agrária, a distribuição dos movimentos sociais, a estrutura geomorfológica superficial da Terra, entre outros.

 

 

Os objetivos e utilidades da Geografia

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Estudar o espaço geográfico pode ser útil para desvendar e entender os problemas socioespaciais.

 

Resumindo, a importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.

 


Por Rodolfo Alves Pena - Graduado em Geografia

 

Saiba mais em: http://www.brasilescola.com/geografia/importancia-geografia.htm

Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares