Fazer anotações em aula torna aprendizado mais eficiente
Se você acha que ir à escola e prestar atenção no que o professor diz é suficiente para aprender a matéria, saiba que a prática de tomar notas pode mesmo melhorar o desempenho em testes e facilitar o entendimento do conteúdo.
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), para haver aprendizagem o fator fundamental é a "interação".
"Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Depois de separar a palavra, o estudante deve buscar material sobre ela em um dicionário ou em livros da disciplina; marcar o que acha interessante é importante para as discussões em suas leituras.
Perder menos tempo
A prática de manter um caderno com as anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que anotou durante a aula ou durante as horas de estudo.
A escrita é a arte da memória, por isso anotar durante as aulas ou nas horas de estudo facilita aprendizado do conteúdo.
Veja na imagem algumas dicas!
Saiba mais em: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/03/16/ult105u7723.jhtm
Voltar