A Educação escolar é o braço comprido da Educação iniciada em casa

 Um grande privilégio é herdar a leitura dos próprios familiares, isso faz com que ela torne-se natural na vida do estudante. Além de proporcionar conhecimento, os livros enchem a vida de encantos, como também de realidade.


A Educação escolar deve ser continuação da educação iniciada em casa pois é uma gradual expansão de sociabilidade e conhecimentos, orientada por exemplos e valores, como na família desde que nascemos. 
 
A família de hoje tem configurações diversas e, certamente, todos têm menos tempo para essa função do que em épocas anteriores. Mães e pais precisam trabalhar para garantir a sobrevivência, assim a educação das crianças vai ficando em segundo plano e sendo transferida para a escola, muitas vezes sem que sejam cumpridos em casa os passos iniciais de sociabilidade e exemplos tão importantes. Mas quem são as pessoas que estão agindo nas escolas? Quem são os professores e diretores? Eles também são frutos dessas mesmas famílias. 

Por isso, ter um professor preparado para exercer bem sua função, formado com toda a especialização necessária para cumprir sua atividade é o primeiro passo para que a Educação de TODAS as crianças tenha qualidade. Um bom gestor, atento ao ambiente escolar, consciente do seu papel de "maestro da orquestra" e com a visão de promover a aprendizagem de todos é o segundo passo.
 
O desenvolvimento de seres humanos conscientes do mundo que os cerca, autônomos e aptos a transformá-lo, só se dá quando a formação dos indivíduos está fundamentada em valores, cujo exemplo está em outros indivíduos.
 
Os pais são apresentadores e guardiões dos valores. Os educadores ampliam esses valores e promovem discussões e reflexões dos seus significados e funções. Em ambos os casos, são modelos.
 
“O conhecimento disponível no mundo só se torna útil quando é impulsionado pelos valores que absorvemos nos anos de nossa formação, adotados em nosso dia a dia. Eis a importância do papel daqueles que nos ensinam! Eis a grandeza da Educação na vida.” - Angela Dannemann (engenheira química, especializada em Administração e Gestão. Atua como Diretora Executiva da Fundação Victor Civita e é conselheira do Educar para Crescer).
 
Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares