PAULO FREIRE - Personagem da História

Paulo Freire foi um educador brasileiro, nascido em 19 de setembro de 1921, na cidade de Recife, Pernambuco. Envolvido com o ensino desde pequeno, quando foi aceito na escola Oswaldo Cruz sob a condição de ser auxiliar de disciplina, se tornou referência em métodos pedagógicos e seu modelo de alfabetização foi utilizado em diversos países.

A iniciativa surgiu junto com sua preocupação com a quantidade de adultos analfabetos existentes na área rural - condição que reforçava a exclusão social destes indivíduos. Em uma tentativa de reverter esse cenário, Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização no qual a base eram palavras do cotidiano de cada um, levando a aula a discussões sobre questões sociais, políticas e econômicas nas quais estavam inseridos. Conhecida como “Quarenta horas de Angico”, a primeira aplicação do método alfabetizou 300 adultos em 45 dias.

Durante o período de ditadura militar no Brasil, o educador foi acusado de subversão e ficou preso durante 72 dias, sendo enviado para exílio posteriormente - época em que escreveu seu livro Pedagogia do Oprimido.

Reconhecido internacionalmente, lecionou em universidades como Harvard e auxiliava os processos educacionais em países subdesenvolvidos, principalmente na África e América Latina. Retornou ao Brasil após 16 anos exilado e em 1989 foi Secretário da Educação de São Paulo. Paulo Freire faleceu em 1997.

 

Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares