Sobre o Colégio

HISTÓRIA

Um pouco da história do Educandário Santa Clara – Preve Objetivo

A escola Particular Educandário Santa Clara foi fundada em 1955, por frei Pedro Holtz com apoio do professor Walter Faustino Dias.

Nesse mesmo ano, chegam aqui as Irmãs Franciscanas, oriundas da Casa Regional da cidade de Agudos que também contribuíram na concretização e o desenvolvimento dessa instituição de ensino.

O Dr. Walter Faustino Dias permaneceu na direção dessa instituição de ensino até o ano de 1971.

No período de 1972 a 1987, a direção da escola ficou sob o comando das Irmãs Franciscanas.

Em 1988, as Irmãs Franciscanas contrataram a profª. Maria Ivete da Cruz Bruno para dirigir a escola. Em busca de uma melhor qualidade de ensino faz-se a assinatura do convênio com o Objetivo-SP.

Em 1994, a direção da escola retorna para as Irmãs Franciscanas e a Irmã Regina, responde pela direção.

No dia 18 de setembro de 1996, assume a diretoria da Associação Brasileira das Franciscanas de Agudos-SP, o Sr. Gerson Trevisani, da Rede Preve Objetivo, desempenhando as funções de Diretor, Presidente e Tesoureiro, tendo como Vice-Presidente e Secretário o Sr. José Luís Garcia Peres, ambos da cidade de Bauru-SP.

Em janeiro de 1997, oriundo de Botucatu-SP, foi contratado pela Associação Brasileira das Franciscanas de Agudos o professor Júlio Carlos da Silva para assumir a direção pedagógica e administrativa dessa unidade escolar, função que exerce até os dias atuais.

Desde os primeiros anos de funcionamento a preocupação com a qualidade da Educação norteou as ações dos profissionais que nesta escola fizeram do magistério um compromisso com a formação humana e cristã de todos que nestes mais de 50 anos fizeram parte da história do Educandário Santa Clara.

Tradição, segurança e compromisso com a aprendizagem dão aos mais de 700 alunos ora matriculados, a certeza de uma formação que atende as necessidades atuais.

Seja bem-vindo e faça parte dessa história de sucesso.

 

INFRA-ESTRUTURA

Situado em uma localização privilegiada, o Educandário Santa Clara possui uma área total de 9000m² dos quais mais de 5000m² são de área construída. 

 

A escola possui uma piscina aquecida e coberta, bem como hidroginástica para alunos e não alunos.

 

Adequada à acessibilidade, possui rampas de acesso em todas as salas, bem como a pisos superiores e portões de entrada, bebedouros e banheiros também são acessíveis.

 

A escola dispõe de duas quadras poliesportivas, sendo uma delas totalmente coberta e com piso de granito.

 

Os alunos contam com um amplo e arejado pátio para o intervalo.

 

Sempre se renovando o Educandário Santa Clara investe em tecnologia e possui duas lousas digitais, sendo uma fixa e uma móvel, bem como retroprojetores e computadores com acesso a internet em salas de aula e uma sala de informática.

 

Também há investimento em ciência com o Laboratório de Ciências.

 

Os alunos também dispõem de uma Biblioteca e deu uma área para estudos extras em períodos não letivos.

 

Para proporcionar um melhor atendimento e segurança a Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental ficam em uma área separada do Ensino Fundamental (2° ao 9° ano) e Ensino Médio.

 

 

MISSÃO

Sendo o nosso foco de ensino/aprendizagem a pessoa, o “sujeito coletivo” é na relação com o outro que nos tornamos pessoa, uma vez que é na coletividade que o homem está inserido, se forma nela e por ela propomos uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento humano: desenvolvimento que depende da sua capacidade de reflexão, das habilidades do saber e do pensar. Isso implica numa prática pedagógica na qual o educando é visto como um ser que aprende e que constrói o conhecimento, utilizando não apenas o seu lado racional mas, também o seu potencial criativo, o seu talento, a sua intuição, o seu sentimento. Dessa forma, o conhecimento não é algo que se transmite, mas que se conquista. O eixo se desloca do ensinar para o aprender e o foco da aprendizagem é o aprendiz.

A prática de sala de aula, coerente com os princípios considerados, se traduz numa metodologia ativa e participativa na qual, procedimentos, momentos, materiais possibilitam ao educando o desenvolvimento da sua autonomia intelectual (saber pensar, discernir, escolher, buscar novas formas de ação) e da sua autonomia moral (percepção e vivência de valores éticos e morais).

Assim, a finalidade essencial dos Cursos Preve é formar cidadãos conscientes e críticos com capacidade de argumentação sólida, devendo, portanto o professor ter muito claro o seu papel de educador para poder situar suas intervenções no processo de formação do educando.

Dentro deste quadro, nossa equipe trabalha para que o desenvolvimento da disciplina corresponda ao surgimento de um controle interno, uma obediência às regras que não dependa mais exclusivamente do controle dos pais ou de outras pessoas. Isso implica na assimilação racional das regras, o que faz surgir a reciprocidade, o respeito mútuo _ que vem a ser a capacidade de respeitar o outro e por ele ser respeitado. Para tanto, é essencial que se coloquem regras claras de conduta para que as pessoas tenham a oportunidade de compreendê-las, percebendo as suas utilidades, e se posicionem diante delas. Introjetadas lentamente, as regras são fundamentais para os valores morais do educando, o desenvolvimento da reciprocidade e da solidariedade.

Além de conquistar a autonomia, o aluno vai alcançar também uma concepção de justiça em que os atos são julgados no contexto das circunstâncias em que são praticados. O respeito às regras, que na infância se dá por imposição dos adultos, passa a existir pela cooperação.

Com tudo isso, observa-se que a formação de uma pessoa integrada, humanista, autônoma e disciplinada é um longo caminho, sedimentado com coerência, consistência e a intervenção sistemática dos adultos.

 

Informações sobre a Unidade

Paranaíba
Paranaíba
Rua Tiradentes 1085, Centro
(67) 3668-1246