Personagem da História - GETÚLIO VARGAS

Conheça sobre Getúlio Vargas - personagem importante da História do Brasil
 

Nome: Getúlio Dornelles Vargas
Vida: 19/4/1882 - 24/8/1954
Ocupação: Presidente

HISTÓRIA
Foi o presidente do Brasil durante dois mandatos: 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930, quando concorreu, sem êxito, à presidência do Brasil, pelo Partido da Aliança Liberal, e mesmo tendo perdido para Julio Prestes, Vargas alcançou o poder depois de protagonizar um golpe de Estado com apoio do exército.

No ano de 1934, foi eleito indiretamente presidente constitucional pela Assembleia Constituinte e no dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas, o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na história do Brasil, que proibiu todas as organizações políticas e dissolveu o Congresso. A fase durou até 1945 quando foi deposto pelos militares.

Neste período, criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo, perseguiu opositores políticos, principalmente, partidários e simpatizantes do socialismo e teve um governo marcado pelo nacionalismo e populismo. 

Em resumo, a Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira (que tinha como característica principal a centralização do poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite", entre São Paulo e Minas Gerais), dividindo-se em três momentos:
•    Governo Provisório –1930-1934
•    Governo Constitucional – 1934-1937
•    Estado Novo – 1937-1945


SEGUNDO MANDATO 
Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias democráticas, ou seja, pelo voto popular. Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista, criando a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás. 
 
CRISE 
Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim. Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito, escrevendo seu famoso “Saio da vida para entrar para a História”. Após sua morte, seu fantasma assombraria o país para sempre pois foram seus aliados ou opositores que decidiriam o futuro do Brasil.


REALIZAÇÕES IMPORTANTES DE SEU GOVERNO:
•    Criou a Justiça do Trabalho em 1939.
•    Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas. 
•    Fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco.
•    Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

 

 

Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares