Sobre o Colégio

HISTÓRIA

Nossa história nasce da necessidade de alguns pais de realizarem um sonho de muitas famílias jauenses: um colégio com toda a estrutura necessária para a educação de seus filhos. Jaú necessitava de uma instituição de ensino que oferecesse qualidade na educação, com um corpo docente muito bem preparado, infra-estrutura, material didático conceituado e eficiente, com a tradição do Grupo Preve (referência em educação em toda nossa região há mais de 35 anos). Unindo a isso, o conforto e a segurança de não terem que enviar seus filhos para outras cidades.

Através de conversas com pais, professores da rede Preve Objetivo e os fundadores do Grupo Preve, um sonho começa a se tornar realidade quando Gerson Trevisani (Duda) e José Luiz Garcia Peres ousam trilhar novos caminhos na área da educação e decidem investir em nossa cidade.

O Colégio Preve Objetivo apoia-se na ideia de que a educação tem um compromisso com a realidade em constante mudança. Para tanto, opera de modo flexível e dinâmico, com os olhos postos no futuro, além de envolver crianças e jovens no ritmo dos avanços tecnológicos e fazer da educação continuada dos alunos e dos professores o eixo de suas preocupações.

No ano de 1983, o sonho de alguns pais torna-se realidade: funda-se o Colégio Preve Objetivo de Jaú – Unidade V, no prédio da Rua Tenente Lopes, 170, inicialmente somente com o antigo Colegial (hoje Ensino Médio). Muitos investimentos foram feitos, como as novas instalações e instalando-se também o Ensino Fundamental.

Visando sempre o desenvolvimento e a qualidade de ensino para a população, o Colégio Preve Objetivo passou a funcionar em suas novas instalações na Avenida Rodolpho Magnani, 431, com amplas salas, Laboratório de Informática, Sala de Projeção, Biblioteca, quadra coberta, entre outras benfeitorias.

São mais de 30 anos de história em Jaú e as conquistas não param. A cada dia, a cada ano, um sonho se concretiza, o que vem solidificar ainda mais a sua história nessa querida cidade, fruto de muito trabalho, amor e dedicação, de um grupo que sabe o que faz e como faz: é isso que nos torna referência em Educação na região!

 

INFRA-ESTRUTURA

Um dos principais diferenciais do colégio é sua infraestrutura, a melhor e mais completa da região. Salas e laboratórios especiais com equipamentos de última geração e conforto absoluto em todos os ambientes da unidade, garantem ao aluno todas as condições necessárias à perfeita assimilação das aulas, tornando o processo de aprendizagem, da Educação Infantil ao Ensino Pré-Vestibular, muito mais dinâmico e agradável.

 


Salas amplas e com ar-condicionado

Salas de aula amplas com ar-condicionado e som.


Laboratórios
Informática

As fronteiras acabaram e o nosso planeta pode ser encontrado num "quadrinho" que permite interação de conhecimento e tecnologia. Por isso, nossos profissionais de Informática, num Laboratório equipado com materiais modernos, apresentam aos alunos conhecimento técnico e trabalhos práticos.

Ciências

O avanço e a janela de oportunidades que vê na Ciência um componente em comum: a busca pelo saber e o respeito que o indivíduo merece. "... tudo se transforma...".


Quadra de Esportes Coberta

O esporte em sua amplitude é mais um dos nossos compromissos, pois fornece condições para o desempenho físico e mental do esportista. Por meio dele, o estudante é estimulado a competir sadiamente e a entrar no ritmo da Geração Saúde.

A quadra de esportes do Preve Objetivo é coberta, o que possibilita a realização e aprendizagem de vários jogos.


Biblioteca

A cultura e a busca pelo conhecimento conduzem a caminhos intermináveis, o que leva o ser humano a uma constante atualização de informações. Assim, o aluno é capaz de se integrar constantemente às obras existentes na biblioteca da escola, com o intuito da conquista permanente da pesquisa e do saber.

 

Horta

Ensinar às crianças o valor da alimentação saudável geralmente é uma tarefa árdua para os pais. Pensando numa maneira de ensinar a importância de uma boa alimentação e, simultaneamente, em como preservar a natureza, o Preve Objetivo tem como parte de seu cronograma o projeto Horta. Juntamente com os professores, os alunos preparam as sementeiras, semeiam, fazem o cultivo e degustam as hortaliças e os vegetais.

 

MISSÃO

Sendo o nosso foco de ensino/aprendizagem a pessoa, o “sujeito coletivo” é na relação com o outro que nos tornamos pessoa, uma vez que é na coletividade que o homem está inserido, se forma nela e por ela propomos uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento humano: desenvolvimento que depende da sua capacidade de reflexão, das habilidades do saber e do pensar. Isso implica numa prática pedagógica na qual o educando é visto como um ser que aprende e que constrói o conhecimento, utilizando não apenas o seu lado racional mas, também o seu potencial criativo, o seu talento, a sua intuição, o seu sentimento. Dessa forma, o conhecimento não é algo que se transmite, mas que se conquista. O eixo se desloca do ensinar para o aprender e o foco da aprendizagem é o aprendiz.

A prática de sala de aula, coerente com os princípios considerados, se traduz numa metodologia ativa e participativa na qual, procedimentos, momentos, materiais possibilitam ao educando o desenvolvimento da sua autonomia intelectual (saber pensar, discernir, escolher, buscar novas formas de ação) e da sua autonomia moral (percepção e vivência de valores éticos e morais).

Assim, a finalidade essencial dos Cursos Preve é formar cidadãos conscientes e críticos com capacidade de argumentação sólida, devendo, portanto o professor ter muito claro o seu papel de educador para poder situar suas intervenções no processo de formação do educando.

Dentro deste quadro, nossa equipe trabalha para que o desenvolvimento da disciplina corresponda ao surgimento de um controle interno, uma obediência às regras que não dependa mais exclusivamente do controle dos pais ou de outras pessoas. Isso implica na assimilação racional das regras, o que faz surgir a reciprocidade, o respeito mútuo _ que vem a ser a capacidade de respeitar o outro e por ele ser respeitado. Para tanto, é essencial que se coloquem regras claras de conduta para que as pessoas tenham a oportunidade de compreendê-las, percebendo as suas utilidades, e se posicionem diante delas. Introjetadas lentamente, as regras são fundamentais para os valores morais do educando, o desenvolvimento da reciprocidade e da solidariedade.

Além de conquistar a autonomia, o aluno vai alcançar também uma concepção de justiça em que os atos são julgados no contexto das circunstâncias em que são praticados. O respeito às regras, que na infância se dá por imposição dos adultos, passa a existir pela cooperação.

Com tudo isso, observa-se que a formação de uma pessoa integrada, humanista, autônoma e disciplinada é um longo caminho, sedimentado com coerência, consistência e a intervenção sistemática dos adultos.

 

 

Informações sobre a Unidade

Jaú
Jaú
Avenida Rodolpho Magnani 431, CENTRO
(14) 3601-1970