Metodologia

 

OBJETIVOS DA METODOLOGIA:

- Buscar a formação integral do aluno visando o equilíbrio perfeito no trinômio família-escola-aluno;

- Proporcionar experiências que possibilitem o desenvolvimento da autonomia do educando, atitudes de responsabilidade e soluções para os desafios do dia a dia;

- Estimular o espírito científico e investigativo através da descoberta e criatividade do estudante;

- Promover o desenvolvimento do espírito político-social, incentivando o aluno à reflexão e ao exercício da cidadania;

- Apoiar a evolução de suas potencialidades, competências e habilidades, estimulando o gosto artístico, a expressão corporal, a leitura, a pesquisa e o trabalho em equipe, enfatizando o respeito mútuo, a importância dos limites e o cumprimento dos deveres.

 A METODOLOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para que todos os objetivos acima sejam alcançados, o Grupo Preve se apoia em uma extensa, completa e vanguardista metodologia, a começar pelo ensino globalizado.

Os métodos globalizados influenciaram as teorias pedagógicas de Decroly e Kilpatrick que são referências preciosas para o trabalho de ensino globalizado. Atualmente temos Zabala que trabalha nessa modalidade.

Nessa metodologia as disciplinas se integram e os conteúdos selecionados são aqueles que apresentam maior utilidade para os educandos, não sendo fragmentados, ou seja, possuem sequência lógica e estruturada, sempre de acordo com as condições psicológicas de cada idade.

A metodologia globalizada é uma proposta que contempla uma visão integrada do ensino, propiciando a adoção de práticas pedagógicas também integradoras, não necessitando centrar-se apenas em um recurso e procedimento didático.

É uma proposta metodológica dinâmica que valoriza a formação de ideias, análise crítica e reflexão por parte do aluno, preparando-o para enfrentar situações desafiadoras, a tomar iniciativas, sendo estimulado a desenvolver a sua globalidade e identidade como ser atuante em sintonia com a sociedade moderna. E é justamente por todos estes motivos que o Grupo Preve adota o ensino globalizado em todos os níveis de ensino.

E, segundo é possível deduzir pela própria abordagem explicitada acima, não é somente de conteúdos previstos no currículo educacional que os alunos vivem. Atualmente, a escola tem um papel muito diferente e mais relevante do que tinha há algumas décadas atrás. É preciso não só formar um aluno plenamente capaz de ser aprovado no curso/faculdade de sua escolha. É necessário também formar alunos críticos, cientes de si mesmo e das pessoas que os cercam, seja a nível micro (familiares, amigos e conhecidos) ou seja a nível macro (sociedade como um todo).

E é justamente pensando nisto que o Grupo Preve adota a chamada Escola da Inteligência. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal do Dr. Augusto Cury, o principal objetivo da metodologia da escola da inteligência é o desenvolvimento da educação sócio emocional no ambiente escolar. E os resultados justificam a escolha pela inclusão desta metodologia em sala de aula.

Ao educar suas emoções, os alunos passam não só a se conhecer muito mais como também a conhecer e entender o ponto de vista de terceiros, tornando-o uma pessoa mais sociável, amável e respeitosa devido ao aprimoramento de suas relações interpessoais. Além disso, diversos resultados são sentidos no processo de aprendizagem, como a redução da indisciplina e a melhora significativa nos índices de aprendizagem. Por fim, como o aluno está mais aberto ao diálogo, há o aumento da participação da família em sua formação, tanto no que se refere à educação quanto no que se refere ao caráter e à cidadania. Os resultados são surpreendentes:

 

 

OS RECURSOS DE APOIO

Como apoio à metodologia de ensino, a escola utiliza recursos didáticos diversificados, como laboratórios de informática e ciências, materiais audiovisuais. Trabalha ainda com atividades extraclasse, como projetos interdisciplinares, sociais e práticas esportivas.

Todo o trabalho é fundamentado por uma equipe de profissionais competentes: diretores, assistentes de diretores, pedagogos, professores, orientador educacional, coordenadores pedagógicos, psicólogas e agentes escolares, todos altamente preparados e voltados para a individualidade e socialização do educando, zelando constantemente pelo seu crescimento bio-psico-social

E embora toda a equipe Preve seja bastante experiente em educação e assuntos correlatos, está sempre aberta para estabelecer diálogos com os responsáveis pelos alunos, num exercício democrático para que, juntos, crescemos e desenvolvemos um relacionamento dinâmico e maduro, fundamental ao processo educativo.

Daí a importância de nossos projetos interdisciplinares e sociais, que auxiliam o processo de leitura do mundo e cria parcerias com as famílias dos alunos que, preocupadas com o futuro de seus filhos, voltam-se, juntamente com a Escola, para a questão das relações humanas, do amor ao próximo e do desenvolvimento com o fator sócio-econômico. Em todos os projetos enfoca-se a importância do ser humano como sujeito da História e a necessidade de se constatar os problemas vivenciados pela sociedade e estudá-los não para nos adaptarmos, mas para transformá-los.

 

Unidades Preve

Bauru Infantil e Fundamental
Bauru Infantil e Fundamental
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares