Material Didático

Todas as séries das escolas do Grupo Preve adotam o material pedagógico confeccionado pelo Sistema Objetivo de Ensino, pois além da equipe possuir ampla experiência na confecção de materiais didáticos, o Sistema Objetivo de Ensino preza pelo desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para alunos de todos os níveis.

Assim, além de extrema competência no ensino de conteúdos básicos previstos no currículo educacional, este material ainda se preocupa com uma série de outras questões que incidem diretamente sobre o desenvolvimento do aluno, tanto no que diz respeito ao seu desenvolvimento intelectual quanto no que diz respeito ao seu desenvolvimento enquanto cidadão. 

 

PRÉ-ESCOLA

Para os alunos da pré-escola, o Grupo Preve em conjunto com o Sistema Objetivo se baseia em metodologia que busca desenvolver as plenas capacidades das crianças. E somente para termos um exemplo desta metodologia, podemos citar o processo de alfabetização, cujo start é pensado para partir do aluno, de modo que ele se interesse em aprender o alfabeto fonético.

Todo o conteúdo para alunos dos anos iniciais é pensado para que eles se desenvolvam ao máximo, sem contudo abandonar a criatividade e a diversão, eixos que devem nortear esta (e as demais) etapa da vida escolar. Dessa maneira, o currículo educacional dos anos da pré-escola se estrutura da seguinte maneira:

-Introdução à lógica natural e atividades pré-numéricas;

-Códigos, comunicação, expressão e representação;

-Natureza e cultura;

-Movimento;

-Música

-Artes visuais;

-Educação física;

-Inglês;

-Informática.

 

ENSINO FUNDAMENTAL


Já para os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental – 2° a 5° série – são utilizados materiais didáticos do Sistema Objetivo de Ensino mais robustos. Assim, o aluno recebe a cada semestre cadernos de atividades e materiais de apoio didático-pedagógico. O primeiro tipo de material - cadernos de atividades - é composto pela teoria e exercícios das seguintes disciplinas:

-Matemática e Ciências;

-História, Geografia e Português;

-Música;

-Inglês;

-Artes Visuais.

Já dentre os materiais de apoio, temos: pasta de jogos (matemática); pasta a produção de textos (português); “Lets Have Fun” (atividades complementares de inglês); pasta com mapas; caderno “Conhecendo o Brasil”; agenda escolar semestral; e cadernos pautados.

Já no segundo ciclo do ensino fundamental – 6° ao 9° ano – o currículo escolar começa a delinear-se de forma mais clara e de acordo com as divisões feitas no ensino médio. Para dar conta desta mudança, e considerando que o aluno já foi introduzido às disciplinas no primeiro ciclo, o material didático do segundo ciclo é composto por dois cadernos de atividades (contendo teoria, exercícios para sala de aula e tarefas para casa) e um livro de literatura, ambos sendo distribuídos aos alunos a cada bimestre. Os cadernos de exercícios são divididos nas seguintes disciplinas:

-Ciências;

-Arte;

-Geografia;

- História;

-Informática;

-Inglês;

-Matemática;

-Português.

 

ENSINO MÉDIO E PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR

Por fim, há os materiais didáticos voltados às séries do ensino médio e preparatório para o pré-vestibular. Assim, os alunos das 1° e 2° séries do ensino médio a caba bimestre recebem cadernos de atividades para cada disciplina (teoria e exercícios para serem feitos em sala de aula), cadernos de tarefas de casa, um volume contendo uma obra literária, além de cadernos de informática, de laboratório e de revisão bimestral.

Na série final do ensino médio e no preparatório para o vestibular, a aprendizagem, revisão e aprofundamento de conteúdos é potencializada, já que ao final do ano letivo os alunos irão prestar vestibular. Assim, o material didático do Sistema Objetivo de Ensino se divide por semestre.

No primeiro semestre, em cada um dos bimestres o aluno recebe caderno de atividades (desta vez contendo exercícios para sala de aula e resumo teórico de todas as disciplinas) e livros da Coleção Objetivo, que abrange os conteúdos de todas as disciplinas de todo o ensino médio, composto por exercícios e teoria.

Já no segundo semestre, o material didático é constituído por:

-Cadernos de exercícios para sala de aula (2 por bimestre);

-Cadernos de Tarefa para Casa (2 por bimestre);

- Material específico para o ENEM;

-Cadernos com fichas-resumo;

-Cadernos de revisão;

-Antologias;

-Resumo e análise de obras literárias indicada nos vestibulares;

-Folhetos para matérias especiais;

-Tabela de todas as matérias (ferramenta facilitadora do aprendizado);

-Resoluções comentadas de questões dos exames mais importantes do país.

E tudo o que foi dito acima sobre o material didático é complementado pela ótima infraestrutura oferecida pelas escolas do Grupo Preve.

As escolas do Grupo Preve possuem uma infinidade de recursos audiovisuais, como televisão e vídeos, slides, retroprojetores, projetor multimídia, documentários, entre outros, objetivando a motivação da aprendizagem e diversificação das estratégias de ensino.

O Laboratório de Informática, utilizado como ferramenta de ensino, conta constantemente com novidades e lançamentos em programas educativos que estimulam a aprendizagem dos alunos.

Possui número suficiente de computadores modernos, conectados à Internet para uso dos estudantes em pesquisas e informações diversas necessárias à sua formação. Os alunos estão seguros quanto a exposição a conteúdos inadequados, pois existe um controle sobre isso e instrutores de informática para auxilia-los.

O Laboratório de Ciências está sempre em modernização, equipado com os materiais necessários à realização de experimentos científicos. Nesse laboratório, os estudantes realizam experiências orientadas pelos professores. Esse momento torna o aprendizado científico mais motivante, prazeroso, prático e de fácil apropriação. 

As escolas contam ainda com uma grandes Bibliotecas, com vasto acervo de obras literárias, jornais, revistas semanais e mensais de diversas áreas do conhecimento. Os espaço são arejados, com boa luminosidade, contando com salas de estudo e cabines individuais.

Unidades Preve

Lençóis Paulista
Lençóis Paulista
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares