Sobre o Colégio

HISTÓRIA

A origem desse fenômeno educacional que é hoje o PREVE OBJETIVO encontra-se emmeados de 1973, quando alguns professores amigos uniram-se aos CURSOS BRASIL, de sólido e reconhecido prestígio no campo do ensino local.

Organizados e dirigidos por Gerson Trevisani (Duda) e José Luiz Garcia Perez, os cursos Brasil - Preve, alicerçados por um corpo docente de primeira linha, começaram a funcionar com um pequeno número de alunos. Já no segundo semestre de aulas, o número de alunos era de um mil e quinhentos, divididos em 1º e 2º graus (hoje, Ensino Fundamental) e o cursinho preparatório para vestibulares.

O ano de 1975 constituiu-se num marco significativo, com a contratação de professores altamente qualificados e a montagem de moderníssimos laboratórios, que são anualmente remodelados com a aquisição de novos equipamentos. O grupo oferece atualmente os cursos de Educação Infantil (maternal, pré I, II e III), Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries), supletivo, curso profissionalizante de Técnico em Higiene Dentária (THD) e o curso Técnico de Informática oferecido pelo IESB -Preve.

Já em 1976, o crescimento do número de alunos que já chegava a três mil, propiciou a ampliação dos recursos didáticos e da biblioteca e ainda a construção de um novo prédio que seria a segunda unidade, comportando novas salas de aula entregues aos estudantes.

No final desse ano o grupo recebe do Orbis Clube a condecoração que a distingue como a melhor escola da cidade. Nos anos 80 e 90 recebe o Prêmio Atenção com a mesma distinção, além dos prêmios "Qualidade Brasil" (conquistado nove vezes consecutivas pelo GRUPO PREVE), Prêmio "Qualidade América do Sul", prêmio ACIB, destaque como prestação de serviços, a homenagem Lions Club Bauru Centro, o prêmio Destaque Empresarial, entre outros mais recentes.

Em 1977, o Preve Objetivo toma um rumo decisivo para sua progressiva história, pois se prepara para o crescimento. No final desse ano abre as unidades de Lins e Botucatu, iniciando em março de 1978 as atividades escolares nessas localidades. A expansão continua com a abertura das unidades de Jaú em 1980, de Pederneiras em 1989 e de Marília em 1992.

Os professores Gerson Trevisani e José Luiz Garcia Perez são os timoneiros desta incrível empreitada, que colocou o Preve Objetivo na privilegiada posição em que hoje se encontra, motivo de grande orgulho para Bauru e região.

O Grupo apresenta hoje o maior e mais eficiente complexo educacional do interior, mantendo unidades em Bauru, Jaú, Lins, Botucatu, Marília, Pirajuí, Pederneiras, Agudos, Paranaíba e a mais recente unidade em São José do Rio Preto.

Em 1995 iniciaram-se as aulas da ABESC, ingressando o Grupo no ensino superior de Matemática e Processamento de Dados, hoje incorporada pela UNIP (Universidade Paulista).

Atualmente a mantenedora possui o IESB (Instituto de Ensino Superior de Bauru) que oferece os cursos de Direito, Administração de Empresas, Administração - Comércio Exterior, Pedagogia, Ciências Contábeis, Design, Licenciatura Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Licenciatura em Educação Infantil e os Cursos Tecnologia de Curta Duração: Marketing de Varejo, Gestão de Finanças ,Turismo e Gestão de Pequenas e Médias Empresas. Maiores informações sobre o IESB-PREVE/FATEP podem ser obtidas no site: www.iesbpreve.com.br ou pelo fone (14) 4009-8800.

O Grupo ainda possui a TV Preve que está no ar desde novembro de 1995 sendo uma concessão da TV Cultura e Educativa. Atualmente mantém 7 horas diárias de programação local, trazendo para dentro da casa dos cidadãos, os principais acontecimentos da cidade, como a transmissão exclusiva das sessões da Câmara Municipal e diversas atividades esportivas. Em entrevistas exclusivas pela TV Preve, o público de Bauru e região pode conhecer melhor os homens públicos e as personalidades de destaque.

INFRA-ESTRUTURA

Com esse trabalho o Grupo Preve é parte integrante desta comunidade que observou cada passo do seu crescimento, torceu por cada nova empreitada, como um educador, que com mão firme, conduz as pessoas para o caminho do saber.

 

Teatro Universitário Edson Celulari

O teatro Universitário possui amplas instalações que comprovam o nosso respeito à difusão da cultura e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos da comunidade bauruense, possibilitando conforto e bem - estar a todos aqueles que o freqüentam.

 

Ginásio de Esportes

O esporte em sua amplitude é mais um dos nossos compromissos, pois fornece condições para o desempenho físico e mental do esportista. Através do esporte o estudante é estimulado a competir sadiamente e entrar no ritmo da Geração Saúde.
O ginásio de esportes do Preve Objetivo é coberto e possui uma quadra para a realização e aprendizagem de vários jogos.

 

Elevador

Pensando sempre na qualidade de vida dos seres humanos, a escola Preve oferece um sistema de elevador com o intuito de cuidar e facilitar a locomoção de alunos, professores e funcionários necessitados de atendimento especial.

 

Laboratórios


Informática

As fronteiras acabaram e o nosso planeta pode ser encontrado num "quadrinho" que permite interação de conhecimento e tecnologia e por isto os nossos profissionais de Informática, num Laboratório equipado com materiais modernos, apresentam aos alunos, conhecimento técnico e trabalhos práticos.


Ciências

O avanço e a janela de oportunidades que vê na Ciência um componente em comum: a busca pelo saber e o respeito que o indivíduo merece. "... tudo se transforma...".

 

Biblioteca

A cultura e a busca pelo conhecimento conduzem a caminhos intermináveis o que leva o ser humano a uma constante atualização de informações. Assim, o aluno é capaz de se integrar constantemente às inúmeras obras existentes na biblioteca da escola, com o intuito da conquista permanente da pesquisa e do saber.

 

MISSÃO

Sendo o nosso foco de ensino/aprendizagem a pessoa, o “sujeito coletivo” é na relação com o outro que nos tornamos pessoa, uma vez que é na coletividade que o homem está inserido, se forma nela e por ela propomos uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento humano: desenvolvimento que depende da sua capacidade de reflexão, das habilidades do saber e do pensar. Isso implica numa prática pedagógica na qual o educando é visto como um ser que aprende e que constrói o conhecimento, utilizando não apenas o seu lado racional mas, também o seu potencial criativo, o seu talento, a sua intuição, o seu sentimento. Dessa forma, o conhecimento não é algo que se transmite, mas que se conquista. O eixo se desloca do ensinar para o aprender e o foco da aprendizagem é o aprendiz.

A prática de sala de aula, coerente com os princípios considerados, se traduz numa metodologia ativa e participativa na qual, procedimentos, momentos, materiais possibilitam ao educando o desenvolvimento da sua autonomia intelectual (saber pensar, discernir, escolher, buscar novas formas de ação) e da sua autonomia moral (percepção e vivência de valores éticos e morais).

Assim, a finalidade essencial dos Cursos Preve é formar cidadãos conscientes e críticos com capacidade de argumentação sólida, devendo, portanto o professor ter muito claro o seu papel de educador para poder situar suas intervenções no processo de formação do educando.

Dentro deste quadro, nossa equipe trabalha para que o desenvolvimento da disciplina corresponda ao surgimento de um controle interno, uma obediência às regras que não dependa mais exclusivamente do controle dos pais ou de outras pessoas. Isso implica na assimilação racional das regras, o que faz surgir a reciprocidade, o respeito mútuo _ que vem a ser a capacidade de respeitar o outro e por ele ser respeitado. Para tanto, é essencial que se coloquem regras claras de conduta para que as pessoas tenham a oportunidade de compreendê-las, percebendo as suas utilidades, e se posicionem diante delas. Introjetadas lentamente, as regras são fundamentais para os valores morais do educando, o desenvolvimento da reciprocidade e da solidariedade.

Além de conquistar a autonomia, o aluno vai alcançar também uma concepção de justiça em que os atos são julgados no contexto das circunstâncias em que são praticados. O respeito às regras, que na infância se dá por imposição dos adultos, passa a existir pela cooperação.

Com tudo isso, observa-se que a formação de uma pessoa integrada, humanista, autônoma e disciplinada é um longo caminho, sedimentado com coerência, consistência e a intervenção sistemática dos adultos.

 

Informações sobre a Unidade

Bauru Médio e Vestibulares
Bauru Médio e Vestibulares
Rua Cussy Júnior 4-55, Centro
(14) 4009-8800