Sobre o Colégio

HISTÓRIA

O Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração foi fundado pelo Decreto de 20 de fevereiro de 1930 do Presidente Getúlio Vargas, sob o nome de Escola Normal Livre de Agudos, no regime de internato e externato.

No dia 26 de fevereiro de 1931 foi instalada e a 05 de março do mesmo ano foi entregue às filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Somente a 11 de junho de 1931, foi inaugurada com grande júbilo de todos os agudenses, que prestaram homenagens aos fundadores: Padre João Batista de Aquino e Dr. Antonio Neves.

Depois de inaugurada, a escola funcionou sob a direção de Padre João Batista de Aquino e das irmãs de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Em fevereiro de 1936, chegaram as irmãs que eram da Ordem Terceira Regular de São Francisco, que empenharam-se na educação da infância e da juventude agudense, com os cursos primário, ginasial e normal.

Em 11 de agosto de 1971, passou a chamar-se Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, com cursos de 1º e 2º graus.

As Irmãs Franciscanas de Siessen mantiveram a escola até 1996 quando passaram a entidade à direção do Professor Gerson Trevisan (Duda) e do Professor José Luis Garcia Peres.

Atualmente o Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração – Colégio Preve Objetivo, tem como Diretor o Professor José Jurandir Gonçalves e conta com 360 alunos e com os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Técnico em Informática.

A escola tem como meta principal o ensino de qualidade através de um corpo docente altamente qualificado, dentro de um ambiente sadio e moderno nossos profissionais encaminham a aprendizagem preparando cidadãos conscientes e felizes.

 

 

INFRA ESTRUTURA

Um dos principais diferenciais do colégio é sua infraestrutura, a melhor e mais completa da região. Salas e laboratórios especiais com equipamentos atualizados e conforto absoluto em todos os ambientes da unidade, garantem ao aluno todas as condições necessárias à perfeita assimilação das aulas, tornando o processo de aprendizagem, da Educação Infantil, Ensino Médio e Técnico em Informática, muito mais dinâmico e agradável.

 

 

Laboratórios

Informática

As fronteiras acabaram e o nosso planeta pode ser encontrado num "quadrinho" que permite interação de conhecimento e tecnologia. Por isso, nossos profissionais de Informática, num Laboratório equipado com materiais modernos, apresentam aos alunos conhecimento técnico e trabalhos práticos.

 


Sala de Projeção

É um espaço cujas instalações (poltronas, televisão, DVD, data-show, entre outros recursos tecnológicos) possibilitam conforto e bem-estar à todos aqueles que o frequentam.


Quadra de Esportes Coberta

O esporte em sua amplitude é mais um dos nossos compromissos, pois fornece condições para o desempenho físico e mental do esportista. Por meio dele, o estudante é estimulado a competir sadiamente e a entrar no ritmo da Geração Saúde.

A quadra de esportes do Preve Objetivo é coberta, o que possibilita a realização e aprendizagem de vários jogos.



 

Biblioteca

A cultura e a busca pelo conhecimento conduzem a caminhos intermináveis, o que leva o ser humano a uma constante atualização de informações. Assim, o aluno é capaz de se integrar constantemente às obras existentes na biblioteca da escola, com o intuito da conquista permanente da pesquisa e do saber.

 

 

Anfiteatro

O colégio conta com um anfiteatro amplo e bem arejado. Nele são realizados eventos diversos e comemorativos.


 

 

Instalações apropriadas para Educação Infantil

Amplo espaço para recreação, piscina, salas totalmente adequadas e arejadas, refeitório para o lanche diário dos alunos.

O compromisso do nosso colégio é possibilitar meios, materiais, oportunidades e condições para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de maneira tranquila, prazerosa e eficaz.


 

Parque com um amplo tanque de areia

Parque que segue todas as normas de qualidade e segurança, garantindo o perfeito bem-estar das crianças.

É o espaço onde a criança ativa desenvolve a sua psicomotricidade, trabalhando mente e corpo conjuntamente, enquanto ser social que interage no meio ambiente. As atividades do parque possibilitam esse exercício às crianças da educação infantil. É amplo e possui brinquedos variados que exercitam o físico e a capacidade mental dos alunos.


 

 

MISSÃO

Sendo o nosso foco de ensino/aprendizagem a pessoa, o “sujeito coletivo” é na relação com o outro que nos tornamos pessoa, uma vez que é na coletividade que o homem está inserido, se forma nela e por ela propomos uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento humano: desenvolvimento que depende da sua capacidade de reflexão, das habilidades do saber e do pensar. Isso implica numa prática pedagógica na qual o educando é visto como um ser que aprende e que constrói o conhecimento, utilizando não apenas o seu lado racional mas, também o seu potencial criativo, o seu talento, a sua intuição, o seu sentimento. Dessa forma, o conhecimento não é algo que se transmite, mas que se conquista. O eixo se desloca do ensinar para o aprender e o foco da aprendizagem é o aprendiz.

A prática de sala de aula, coerente com os princípios considerados, se traduz numa metodologia ativa e participativa na qual, procedimentos, momentos, materiais possibilitam ao educando o desenvolvimento da sua autonomia intelectual (saber pensar, discernir, escolher, buscar novas formas de ação) e da sua autonomia moral (percepção e vivência de valores éticos e morais).

Assim, a finalidade essencial dos Cursos Preve é formar cidadãos conscientes e críticos com capacidade de argumentação sólida, devendo, portanto o professor ter muito claro o seu papel de educador para poder situar suas intervenções no processo de formação do educando.

Dentro deste quadro, nossa equipe trabalha para que o desenvolvimento da disciplina corresponda ao surgimento de um controle interno, uma obediência às regras que não dependa mais exclusivamente do controle dos pais ou de outras pessoas. Isso implica na assimilação racional das regras, o que faz surgir a reciprocidade, o respeito mútuo _ que vem a ser a capacidade de respeitar o outro e por ele ser respeitado. Para tanto, é essencial que se coloquem regras claras de conduta para que as pessoas tenham a oportunidade de compreendê-las, percebendo as suas utilidades, e se posicionem diante delas. Introjetadas lentamente, as regras são fundamentais para os valores morais do educando, o desenvolvimento da reciprocidade e da solidariedade.

Além de conquistar a autonomia, o aluno vai alcançar também uma concepção de justiça em que os atos são julgados no contexto das circunstâncias em que são praticados. O respeito às regras, que na infância se dá por imposição dos adultos, passa a existir pela cooperação.

Com tudo isso, observa-se que a formação de uma pessoa integrada, humanista, autônoma e disciplinada é um longo caminho, sedimentado com coerência, consistência e a intervenção sistemática dos adultos.

Informações sobre a Unidade

Agudos
Agudos
Rua Joaquim Rondina 293, Centro
(14) 3262-8890